segunda-feira, 27 de setembro de 2010

E a dança das cadeiras está a todo vapor.




Após a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, mais um técnico vai embora (já são 3 em uma semana), Marcelo Rospide, ex-técnico do Grêmio Prudente, que se encontra na última posição da tabela. Além dele, nessa semana, já foram demitidos o técnico Vanderlei Luxemburgo, ex-Atlético-MG, e Dorival Júnior, ex-Santos. Isso mostra como o futebol brasileiro não é administrado corretamente, ao contrário da Europa, onde o técnico fica muito tempo no seu respectivo clube. Sempre quando chega um técnico novo no clube, os dirigentes do mesmo, sempre fala a mesma coisa, que eles tem um "projeto" pro clube e que o técnico faz parte do tal "projeto", querendo sempre enganar a torcida, sendo que se o time perder 3 seguidas, o técnico já ta fora.
Para se ter uma ideia de como está a situação do futebol brasileiro em relação a técnicos, dos 20 clubes que participam do Brasileirão 2010, apenas três, isso mesmo, três continuam com seu técnico desde do começo da competição: Muricy Ramalho no Fluminense, Vágner Mancini no Guarani e Joel Santana no Botafogo.
Os times que mais mudaram de treinador foram o Atlético-GO e o Palmeiras, com quatro treinadores cada, incluindo interinos. Atlético-PR, Ceará e Vasco já tiveram três técnicos efetivos cada, e são os campeões neste quesito.
É bom os dirigentes de seus clubes começarem a pensar a respeito disso, senão fica díficil a administração.

Um comentário:

  1. Infelizmente no futebol brasileiro é assim que funciona. Quando a equipe não conresponde em campo e os resultados não vêm, o técnico é quem se torna o responsável pela campanha, mas esquecem que este profissional não entra em campo, não podendo fazer absolutamente nada para reverter o placa.
    A cada ano que se passa é provado que o menos culpado do fracasso de uma equipe é o técnico, pois é um profissional que recebe em suas mãos o péssimo trabalho que muitos dirigentes de vários clubes brasileiros os deixam. Um elenco fraco e que em algumas ocasiões não recebem salários ou recebem mas atrasados.
    Em geral, devido a pressão da torcida, este mesmo dirigente supostamente responde a torcida demitindo o treinador, para lhe dá a responsabilidade da má fase do time, e infelizmente os torcedores acreditam que algo mudará fazendo isto. No entanto, para sua tristeza continuará a mesma situação.

    ResponderExcluir